segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Salvação do Rock

            Infelizmente eu não pude ir ao SWU. Grana curta. Muito curta. Então, tive que fazer como muita gente e assistir ao show do Rage Against The Machine pela globo – nem multishow eu tenho.
            Eu não tinha noção do que eu estava perdendo até que o Tom Morello começou a fazer o solo de Testify  pressionando o plug do cabo, que liga na guitarra, na palma da mão. Nesse momento, um arrepio subiu pelas minhas costas indo até a nuca, fazendo os pelos dos meus braços eriçarem e meu coração acelerar. Aí caiu a ficha do que eu estava perdendo. Senti os olhos marejarem por um breve instante, enquanto Zack De La Rocha entoava essa passagem da música, logo após o solo.
Who controls the past now controls the future
Who controls the present now controls the past
Who controls the past now controls the future
Who controls the present now?”
            Não marejaram pela beleza da letra. Marejaram pela alegria e pelo pensamento de quem, apesar da banda não estar mais junta – oficialmente, mas, pelo que parece, Brad Wilk está interessado em uma reunião – continua com a mesma força e coragem e mostrando, com suas letras, de que o rock ainda tem salvação. Basta comparar essa simples divagação em testify com o refrão da banda vencedora do Vídeo Music Awards Brasil, da MTV.
“E hoje sei, sei, sei
Não importa mais
Porque não vai, vai, vai
Voltar atrás
O que restou em mim”
            Ok, certo, são apenas “adolescentes”... Mas na casa dos 18 anos. Esse é o pensamento da juventude de hoje, enquanto o quarteto do Rage, se preocupava com os problemas que seu próprio país causa aos países dos outros e a si mesmo, Restart fala de seus amores não correspondidos e platônicos quando tinham de 14 a 17 anos. E GANHA O MAIOR PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA POR ISSO.
            Apesar de ganhar o prêmio – que a desgraçada da MTV dá por júri popular, com votos via Internet e sem restrição de voto por IP – essa coisa que se diz uma banda de rock, mas que mais parece um conjunto de vuvuzelas – semelhança em cor e som – é vaiada pelo público que teve colhões para ir assistir ao VMB.
            Enquanto isso, na década de 90, os integrantes do Rage Against The Machine, com pouco mais de 20 anos, solicitam uma permissão à bolsa de Wall Street para gravarem o clipe da música “Sleep Now In The Fire” dentro e defronte o prédio da mesma. A permissão é negada e, Zack e seus colegas de banda, vão gravar lá do mesmo jeito. Tudo isso para protestar contra, entre outras coisas, a concentração de renda nos Estados Unidos e no mundo e a ignorância dos próprios americanos quanto aos problemas sociais do país, como o número de pessoas que não tem acesso à saúde.
No final da performance, Zack foi preso e passou a noite na cadeia e foi APLAUDIDO pelo mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário