terça-feira, 5 de outubro de 2010

Salvando o meio-ambiente

            - O aquecimento global não é mais um devaneio ou uma esquizofrenia da humanidade. – Dizia o professor, em sala de aula, próximo das dez horas da noite. – Ele é real e já sentimos os efeitos que ele causa na sociedade. – Gesticulava com as mãos, formando círculos aleatórios esporádicos a frente do quadro negro. – Em algumas regiões do planeta são percebidos de forma mais acentuada, em outras, menos. Aqui, no Rio Grande do Sul, sofremos com a estiagem que antes se considerava um problema exclusivo do nordeste. – Falou, andando de um lado para o outro, falando com energia, como um militante, cada palavra. Continuou. – Este problema não se solucionará da noite para o dia. É um processo lento e devemos agir imediatamente. Com pequenos gestos podemos fazer a nossa parte, como racionar energia elétrica em casa; Andarmos mais de bicicletas, assim, além de preservar nosso corpo, tiramos alguns carros de circulação das ruas, assim como usar mais o transporte público, causando também essa redução; Para quem tem carro e mora longe do trabalho/universidade, fazer um sistema de carona onde um dia um leva o grupo, depois outro leva o resto; E para quem planeja comprar um carro, compre carros 1.0, são mais econômicos e poluem menos por esse motivo.
            A sirene da soa indicando o fim de mais um dia de aula na universidade federal da cidade F.
            Os alunos arrumam suas coisas o mais rápido possível para não perderem o ônibus, no qual mais da metade dos presentes em cada sala de aula ficarão sem assento no mesmo, dividindo, toda a viagem, menos de 50 cm² com mais duas pessoas. Alguns farão um trajeto de cerca de 30 minutos outros uma hora. O tempo todo de pé.
            O professor, por sua vez, arruma calmamente suas coisas, apaga a luz da sala de aula, fecha e tranca a porta, vai até a sua sala e checa alguns e-mails. Após cinco minutos, sai da sala, atravessa um pequeno corredor e dobra a direita chegando em um corredor maior. Segue pelo corredor até as escadas, as quais levam ao primeiro andar, passando por alguns de seus colegas e dizendo apenas "Tchau" ou "Até amanhã". Desce, entrega a chave da sala de aula para o porteiro do pavilhão, vai até o estacionamento, entra em seu espaçoso, confortável e potente Corolla 2.0, e chega em casa após quinze minutos de viagem.

2 comentários:

  1. Curti! Boa sacada, professores universitários adoram fazer criticas, dar conselhos e com propriedade ignorar tudo que eles mesmo disseram.

    ResponderExcluir
  2. Que porrada...muito bom...pena que acentua ainda mais a minha decepção com a universidade...tá mandano muito bem garoto...

    ResponderExcluir